NOTÍCIAS SINPACEL

Desenvolvimento sustentável e melhoria contínua de redução de impactos ambientais são metas da Iguaçu celulose



Publicado em 11/07/2018
Fonte: Revista Sinpacel 13

A IGUAÇU Celulose, Papel S.A. adota práticas de gestão ambiental em todas as suas unidades colaborando, mediante atitudes responsáveis, para uma sociedade mais justa, ambientalmente equilibrada e economicamente próspera.

Está pautada no atendimento à legislação ambiental vigente, na redução de riscos, na busca da melhoria contínua da redução dos impactos, minimizando as emissões hídricas, emissões atmosféricas, geração de resíduos e praticando o uso sustentável do solo e de recursos naturais.
A empresa investe no desenvolvimento sustentável dos seus negócios, pesquisando e buscando novas formas de se relacionar com a biodiversidade, porque entende que sua ação no presente não deve comprometer a qualidade de vida das gerações futuras, nem afetar o equilíbrio da natureza.

O Manejo Florestal da IGUAÇU no Paraná está situado em uma região denominada Campos Gerais. Nessas áreas, a empresa realiza o reflorestamento para obtenção de madeira. Também mantém a conservação de uma significativa parcela de Florestas Nativas, pertencentes ao Bioma Mata Atlântica, numa paisagem também conhecida como Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucária.

A Iguaçu utiliza diversas fontes de bioenergia em toda sua cadeia de produção. Na unidade Piraí do Sul, por exemplo, são produzidos internamente 45% da energia consumida de origem termoelétrica. Isso permite ganhos ambientais diretos com a redução de resíduos e economia de energia.

Outra fonte de bioenergia, também associada ao processo de produção, consiste na queima de resíduos florestais, que é gerada da biomassa a partir de materiais vegetais (cascas, galhos de eucalipto e outros resíduos de eucalipto e pinus).

A Iguaçu atua de forma intensa nas comunidades. Entre as ações desenvolvidas pela empresa, estão: Incentivo aos colaboradores a participarem de Campanhas de Solidariedade em ajuda às comunidades da região; Doações de papel para atividades dos alunos e professores de escolas públicas localizadas nas regiões onde as fábricas estão; Convênio com a Agência de Empregos para treinamento de mão de obra da comunidade e recolocação profissional; Controle de demandas das comunidades adjacentes às unidades de manejo florestal e auxílio na divulgação de campanhas de saúde pública; Fornecimento gratuito, a pedido das prefeituras da região, de toras de pinus para serem desdobradas e utilizadas como material de construção de ponte; Patrocínio de eventos culturais voltados a comunidades locais.

Para a Iguaçu, o ciclo de produção, administração e organização de uma indústria de sucesso requer processos sistematizados e padronizados, frequentes investimentos e transparência. Com o seu Sistema de Gestão da Qualidade, baseados nos pontos básicos da Confiança, Fidelidade e Preferência, os clientes contam com atendimento personalizado, assistência técnica altamente treinada, comprometimento com resultados, processo de produção integrada.

...

Confira esta e outras matérias na Revista Sinpacel 13.
Clique AQUI e baixe esta edição. Aproveite, é grátis!

voltar