NOTÍCIAS SINPACEL

Ibema busca fortalecer as ações de Responsabilidade Social



Publicado em 12/07/2018
Fonte: Revista Sinpacel 13

A Ibema trabalha de forma integrada com a natureza. Os recursos naturais são utilizados com consciência e equilíbrio entre o meio ambiente, negócios e sociedade, o que garante os recursos para as gerações futuras. Esse trabalho responsável antecede o conceito de desenvolvimento sustentável. Desde o início de suas atividades, equilibra a produção com a utilização de recursos naturais renováveis com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos.

Substituiu a energia convencional por energias renováveis, por meio da energia de PCH’s – Pequenas Centrais Hidrelétricas que utilizam o sistema de captação sem alagamento.

A unidade fabril usa a geração própria de vapor no final do processo produtivo do papelcartão. O vapor é uma energia renovável produzida pela recuperação de resíduos florestais disponibilizados na região, que são transformados em biomassa e alimentação da caldeira.

A principal matéria-prima é 100% proveniente de florestas renováveis, ou seja, toras de madeira de reflorestamento que abastecem a produção de pasta mecânica e biomassa para produção de papelcartão.

Por tudo isso é possível afirmar que o trabalho da Ibema é sedimentado no princípio de manejo sustentável, ou seja, uma atividade ambientalmente correta, que preserva as áreas de rios e lagos, nascentes e matas nativas.
A área de Responsabilidade Social está localizada no Centro Comunitário Ibema em Turvo. Foi criada em maio de 2005 com o propósito de desenvolver ações sociais voltadas a colaboradores, dependentes e demais pessoas que integram a comunidade que vive no entorno da fábrica.

Desde 2014 tem-se buscado fortalecer as ações de Responsabilidade Social tendo como foco principal a concepção de gestão social e cidadania, do que de assistencialismo. A diferença está no estímulo e empenho pela emancipação e empoeiramento das pessoas que participam das ações.




Atua em quatro eixos de frentes sociais: ação social e voluntariado, capacitação profissional, educação ambiental e cultura e lazer, com ênfase em projetos e ações sustentáveis. Busca articulação e parceria com diferentes instituições voltadas à área de assistência social, desenvolvimento humano e comunitário, tendo como meta colaborar para o crescimento social, econômico e cultural da comunidade onde a empresa está inserida.

Atualmente, a fábrica da Ibema em Turvo é a maior empregadora local. A comunidade do seu entorno, denominada Residencial Villa Bella, reúne mais de quatro mil pessoas que contam com infraestrutura completa de luz e água, além de creches, escolas municipais e estaduais, a Associação Soripel, posto de saúde, Centro Comunitário, igreja e comércios como mercados, farmácias e loja de roupas. A evolução da empresa proporcionou a chegada de pessoas vindas de outras regiões que, hoje, povoam outras vilas adjacentes e contribuem para o incremento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da localidade.

Periodicamente, a indústria promove programas de educação socioambiental, tais como educação de trânsito e utilização de motocicletas, projetos de reciclagem e coleta seletiva, entre outros. Também são realizadas atividades como oficinas de artesanato em geral; feira de profissões e do produtor, cursos profissionalizantes, além de palestras com temas como saúde da mulher e o evento pró jovem, destinado aos adolescentes entre 14 e 17 anos.

As ações de Responsabilidade Social também são estendidas as demais unidades da empresa, promovendo Campanhas de Agasalho, Incentivo a Doação de Sangue, Incentivo ao voluntariado, Conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul, e o Clube Cultural Ibema.

...

Confira esta e outras matérias na Revista Sinpacel 13.
Clique AQUI e baixe esta edição. Aproveite, é grátis!

voltar