NOTÍCIAS SINPACEL

Soluções sustentáveis, um dos pilares da Klabin



Publicado em 08/01/2019
Fonte: Revista Sinpacel 15

A Klabin celebrará, no próximo ano, 120 anos de história. A empresa centenária, que hoje é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, líder em embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de ser a única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, tem investido fortemente para fortalecer a sua frente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e seguir crescendo no mercado de papel e celulose. As iniciativas visam a melhoria de práticas e processos para o desenvolvimento de produtos cada vez mais competitivos, e sustentáveis.

Uma das novidades desenvolvidas recentemente foi o papelcartão para copos, o KlaCup-Bio. Produzido com fibras de pínus e eucalipto, mix que garante maior resistência e qualidade de impressão diferenciada, o produto possui uma barreira biodegradável, eliminando a aplicação de polietileno. A solução integra a família de papelcartão para copos da empresa e está alinhada às demandas dos consumidores por produtos mais sustentáveis e com menor impacto ao meio ambiente.

Em setembro deste ano, a empresa anunciou mais um aporte, de R$ 32 milhões, para o seu programa de pesquisa e desenvolvimento. O investimento envolve a construção de um Parque de Plantas Piloto, na Unidade Monte Alegre, que permitirá simular uma unidade fabril, onde serão realizados estudos e testes em frentes de pesquisa como a celulose microfibrilada (MFC), que futuramente será incorporada às linhas de produção de papel da companhia, potencializando melhor qualidade e resistência aos produtos Klabin, e a lignina, neste caso, para fins comerciais, permitindo à empresa adentrar em novos mercados de produtos renováveis e sustentáveis.


A INOVAÇÃO NA KLABIN

O conceito de Inovação na Companhia ganhou força em 2016, com o lançamento do programa Inova Klabin, que permite a troca de conhecimento com universidades, startups e públicos de interesse que se conectem aos propósitos e desafios da empresa. No ano seguinte, a Klabin inaugurou seu Centro de Tecnologia, em Telêmaco Borba, no Paraná, um dos mais modernos centros de pesquisas do setor de papel e celulose do mundo, com laboratórios capazes de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações, antecipando tendências e criando novas tecnologias e aplicações sustentáveis.

voltar