NOTÍCIAS SINPACEL

Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial promove responsabilidade social corporativa por meio dos ODS

CPCE comemora 15 anos em evento com projetos culturais que transformam realidades locais


Publicado em 11/06/2019
Fonte: Sistema Fiep

Como uma empresa gere suas relações econômicas, sociais, ambientais e culturais com parceiros: governo, fornecedores, distribuidores, clientes, comunidade e colaboradores é um dos principais fatores que constrói sua reputação e confiança. Por isso, a responsabilidade social corporativa é extrema relevância para a competitividade de uma empresa. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são um bom caminho para guiar as indústrias. Segundo Ruy Brandt, diretor geral do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), os ODS podem ser alinhados de várias maneiras dentro das empresas . “O desenvolvimento de políticas internas, programas, projetos e práticas que têm como objetivo reduzir a pobreza, melhorar a saúde e educação da comunidade onde estão inseridos são algumas das formas de implementar uma gestão com responsabilidade social.”

O CPCE proporciona capacitações e espaços de construção coletivas para fomentar as redes entre os atores sociais envolvidos: poder público, empresas e organizações da sociedade civil. Em 2019, comemora 15 anos de existência e, para celebrar a data, realizará no dia 12 de junho, das 16h00 às 18h30, no Campus da Indústria, o encontro “ODS e a Arte que Transforma!”, com a participação de projetos culturais que transformam as realidades locais por meio da música e da cidadania. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://forms.gle/Yrrm1zvUayaUkgvs9


Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2015, líderes mundiais reuniram-se na Organização das Nações Unidas (ONU) e desenvolveram metas e planos de ação para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade para todos. Para isto, foram pensados 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta lista de tarefas objetiva que, até 2030, seremos a primeira geração a erradicar a pobreza extrema, além de proteger o planeta de efeitos adversos da mudança climática.


Sobre o CPCE

Criado pelo Sistema Fiep, o CPCE nasceu como uma organização articuladora interessada em investir na área de sustentabilidade, além de poder orientar sobre os investimentos deste campo e apoiar a formação de empresários e cidadãos comprometidos.

Como um catalisador de ideias, reúne as necessidades e interesses do segmento industrial na área de responsabilidade social corporativa e, assim direciona os esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo.


Serviço:

15 anos do CPCE

• Data: 12 de junho de 2019
• Horário: 16h00 às 18h30
• Onde: Campus da Indústria


Programação:

• Abertura

• Arte transformando as Pessoas e Planeta I
Organizações da Sociedade Civil transformando as comunidades por meio da música
Associação Beneficente São Roque - Piraquara

• O papel das Bandas e Fanfarras na formação de adolescentes
Associação Cultural Meninos da Harmonia (ACMH) - São José dos Pinhais

• Arte transformando as Pessoas e Planeta II
A indústria apoiando a arte
CSN Orquestra Garoto Cidadão - Araucária

• Arte transformando para a Prosperidade, Paz e Parcerias - Vamos Todos Juntos!
Irmandade Evangélica Betânia - Curitiba
Banda Municipal de Pinhais - Pinhais

• Apresentação do SESI Cultura
Tao do Trio


Sobre o Sistema FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

voltar