NOTÍCIAS SINPACEL

Sinpacel visita Klabin



Publicado em 07/02/2020
Fonte: Marketing Sinpacel

No último dia 06 de fevereiro a equipe do Sinpacel realizou uma visita no Centro de Tecnologia da Klabin, em Telêmaco Borba no Paraná.

A visita teve como objetivo promover a integração entre a equipe técnica do laboratório Sinpacel e a equipe do Centro de Tecnologia da Klabin que conecta as frentes de pesquisa e desenvolvimento das áreas de negócio da companhia, estratégia adotada para introduzir uma visão global e unificada, de alta complexidade.

Com laboratórios capazes de produzir uma gama diversa de produtos de base florestal e realizar simulações das linhas de produção das fábricas, o Centro busca antecipar tendências e criar novas tecnologias e aplicações sustentáveis.

O Centro de Tecnologia Klabin se dedica a cinco rotas de pesquisa: qualidade da madeira; desenvolvimento de novos produtos e aplicações – celulose; desenvolvimento de novos produtos e aplicações – papéis para embalagem; novas rotas tecnológicas com base florestal; e meio ambiente e sustentabilidade. Para isso, a companhia estruturou também uma rede nacional e internacional de parceiros com incubadoras de tecnologia, universidades e reconhecidos centros de pesquisas.

A equipe do Sinpacel agradece à Klabin pela oportunidade de conhecer o Centro, seus profissionais e pela valiosa troca de experiências, ampliando as possibilidades de atuação do Laboratório Sinpacel.

Após a visita ao Centro de Tecnologia, o presidente do Sinpacel, Rui Brandt, e a coordenadora do Plano Setorial de Logística Reversa, Angela Finck, reuniram-se com o setor de meio ambiente e sustentabilidade da Klabin, buscando a troca de experiências e sinergias de atuação na esfera da Logística Reversa. Com a implantação da Unidade Puma da Klabin, em Ortigueira, a empresa elaborou um Plano de Ação Socioambiental com o objetivo de auxiliar os municípios na gestão dos resíduos sólidos na região em que atua. Para tanto, firmou parceria com o Consórcio Caminhos do Iguaçu, formado pelos municípios de Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Telêmaco Borba e Ventania.

Por meio do projeto, a Klabin apoia os municípios com o fornecimento de estruturas e equipamentos para contribuir com a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores, formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho, e realizar programas de educação ambiental nas escolas municipais. A aproximação entre Klabin e Sinpacel pode gerar importantes parcerias nesta área, visto que ambas atuam em prol da melhoria do meio ambiente urbano, fortalecendo as iniciativas voltadas à implantação da Logística Reversa no setor de Papel e Celulose.



VISITA À REVITA



A equipe do Sinpacel aproveitou também para fazer uma visita e conhecer o trabalho que é realizado pela Revita, uma empresa recicladora de embalagens longa vida pré e pós-consumo que reintegra celulose, alumínio e plástico à cadeia produtiva de diversos segmentos industriais.

Hoje, a Revita conta com dois principais produtos advindos da reciclagem das embalagens longa-vida: o RevitaCel, que é celulose de fibra longa de alta qualidade, utilizada na produção de papel, papelão, papel cartão, papéis higiênicos, telhas e outros produtos; e o Aluvita, uma mistura do termoplástico PEBD - Polietileno de Baixa Densidade com o alumínio, que é enfardada e enviada novamente ao ciclo produtivo de outras empresas do segmento.

Conhecer um dos principais elos da Economia Circular da cadeia das embalagens longa vida, responsável por recuperar resíduos e reintegrá-los em outras cadeias produtivas, foi uma experiência fundamental à equipe do Sinpacel, que agradece pela receptividade da Revita!





Foto: Equipe Sinpacel




Foto: Equipe Sinpacel




Foto: Equipe Laboratório Sinpacel

voltar