NOTÍCIAS SINPACEL

ISOBUS deve crescer no setor florestal



Publicado em 29/06/2021
Fonte: Celulose Online

O ISOBUS é um padrão aberto de interconexão de sistemas eletrônicos desenvolvido para atender o maquinário florestal e agrícola. Ele permite a comunicação entre sensores, atuadores e controladores, possibilitando a troca de dados entre tratores, implementos e computadores de bordo de diferentes marcas.

A padronização é regulamentada pela ISO 11783 e foi estabelecida pela Agricultural Industry Electronics Foundation (AEF). O apelido “ISOBUS” surgiu como uma forma de comparação com o “Can Bus”, uma rede de comunicação integrada em que cada fabricante cria seus próprios protocolos. A intenção do ISOBUS, porém, é oposta: definir protocolos iguais para todos os fabricantes, permitindo a comunicação entre equipamentos de diferentes empresas. Quando todos os produtos usam a mesma linguagem, todos os implementos que forem conectados a um trator serão lidos automaticamente e seus dados serão carregados no mesmo computador de bordo.

Em um cenário ideal, os produtos de qualquer lugar do mundo sairiam de fábrica já com essa linguagem padrão. Mas, como isso ainda não é o que acontece na prática, existem soluções que permitem uma adaptação, como é o caso do HxGN AgrOn ISOBUS Display — sistema que possibilita a implantação do protocolo internacional por meio de uma tecnologia embarcada.



...

Clique aqui para ler o conteúdo completo!


voltar
Facebook Sinpacel Instagram Sinpacel Youtube Sinpacel Youtube Sinpacel