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Artigo: Pelo direito de escolher!

Recente estudo revela: organizações responsáveis não devem desrespeitar o direito dos consumidores de escolher se recebem comunicações em papel ou digitais.

Há uma tendência entre as organizações de migrar a comunicação com seus clientes do formato impresso para o digital, particularmente contas e extratos. Normalmente, o motivo dessa decisão é a redução de custos, mas, na maioria das vezes, elas alegam que a escolha está pautada em questões ambientais, utilizando-se de alegações enganosas sobre a sustentabilidade e a produção do papel. A essa prática dá-se o nome de “greenwashing”.

Um estudo recente, conduzido pela organização sem fins lucrativos Two Sides e pela empresa de pesquisa independente Toluna, buscou entender a mudança da percepção dos consumidores em relação à impressão e ao papel. O estudo constatou que a maioria esmagadora dos consumidores brasileiros (74%) acredita que deveria ter o direito de escolher como recebe comunicações provenientes de organizações financeiras e prestadores de serviços (de forma digital ou impressa).

O direito de escolher

São os membros mais vulneráveis da sociedade que dependem dos meios tradicionais de recebimento de boletos, extratos e outros documentos pois não têm condições de acessá-los em casa e imprimi-los. Além disso, muitos brasileiros não possuem conta corrente e, portanto, necessitam das contas impressas para realizar seu pagamento. A mudança para uma sociedade online pode deixar os idosos, os deficientes, os moradores rurais e aqueles de baixa renda desconectados e com dificuldades em cumprir com seus compromissos financeiros.

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Fonte: Two Sides

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