ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Economia circular de verdade é reciclar 3 mil toneladas em 2021

Ibema tem parcerias que enviam grandes quantidades de embalagens de volta à fábrica para produzir o Ibema Ritagli

Por meio de uma cadeia de supply chain inteligente e de parceiros que permitem colocar a economia circular em prática, a Ibema comemora a marca de 3 mil toneladas de material pós consumo reciclados em 2021, ou seja, lixo tirado de circulação.

No cálculo, entram aparas pós-consumo de cartões, papéis e ondulados que iriam para o lixo, pois já serviram ao seu propósito. A previsão de reciclagem para 2022 é ainda maior, devido a mudanças de produção, e pode alcançar até 4,5 mil toneladas.

Ibema Ritagli materializa critérios ESG

Lançado em 2019, o Ibema Ritagli é o primeiro papelcartão triplex pós-consumo do mercado brasileiro. O produto tem 50% de fibras recicladas em sua composição, sendo 30% vindas de pós-consumo. Voltado para as indústrias de cosméticos, farmacêutica e próprio para o contato indireto com alimentos, o Ritagli garante ainda printabilidade e verso branco ou creme.

“A Ibema traz ao brand owner a oportunidade de elevar o cumprimento das metas exigidas pela PNRS, com um produto de alta performance. Ao destinar embalagens pós-consumo para a produção de papel cartão de alta qualidade, estamos todos juntos na missão de transformar o problema do lixo em novas embalagens, num ciclo virtuoso”, explica o gerente corporativo de P&D e Novos Negócios da Ibema, Augusto Arns.

O Ibema Ritagli conta com o apoio de cooperativas e empresas de logística reversa para integrar os critérios ESG: o meio ambiente fica mais limpo; as comunidades de catadores geram renda e a gestão de governança mantém a cadeia funcionando no longo prazo. “É preciso comprometimento e inteligência para integrar sustentabilidade, ao reduzir o lixo do planeta e devolver esses materiais ao processo produtivo; responsabilidade social, ao incrementar a renda das famílias de aparistas; e a governança sustentável, capaz de atrair grandes marcas que agregam valor ao produto e contribuem para esse ciclo virtuoso”, explica Arns.

Sobre a Ibema: Gerar valor de maneira sustentável por meio da fabricação e distribuição de produtos que conquistem a preferência dos clientes, contribuindo com iniciativas que favoreçam toda a cadeia, com a dedicação e preocupação de garantir o melhor resultado para a empresa e seus clientes. Esta é a missão da Ibema, fabricante de papelcartão, que permeia a sua atuação com base no conceito de foco do cliente. A empresa, fundada em 1955, é hoje um dos players mais competitivos da América Latina. Sua estrutura é composta por sede administrativa localizada em Curitiba, centro de distribuição direta em Araucária com área útil de 12 mil m2 e fábricas instaladas nos municípios de Turvo, no Paraná, e em Embu das Artes, em São Paulo, que juntas possuem capacidade de produção anual de 160 mil toneladas. Em seu portfólio, estão os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e performance na indústria gráfica. A empresa, que atualmente conta com aproximadamente 700 colaboradores, possui unidades certificadas pela ISO 9001, pela ISO 14001 e pelo FSC (Forest Stewardship Council). Para mais informações sobre produtos e serviços, acesse o nosso site, disponível também nos idiomas espanhol e inglês: www.ibema.com.br.

Fonte: Smartcom

Leia outras publicações: