Governo do Paraná oficializa Termo de Compromisso para acelerar a Logística Reversa do setor de papel, celulose e pasta de madeira para papel, papelão e de artefatos de papel e papelão.
Mais um grande passo para a Logística Reversa do setor foi dado na última terça-feira (07), durante o 4º Seminário Paranaense de Logística Reversa, na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), em Curitiba.
Neste importante evento, que debateu as políticas de descarte adequado das embalagens pós-consumo, o Governo do Paraná oficializou o Termo de Compromisso para o comprometimento da logística reversa no setor industrial de papel, celulose e pasta de madeira para papel, papelão e de artefatos de papel e papelão. Além deste, termos para o setor de lâmpadas pós-consumo e para o setor de baterias inservíveis de chumbo ácido, seus resíduos e embalagens também foram oficializados.
Segundo Rui Gerson Brandt, presidente do Sinpacel, a história da celulose tem início com a logística reversa, uma vez que o primeiro material produzido foi pelo aproveitamento de tecidos usados.
“Diante disso, sempre, ao longo de sua história, o setor balizou sua atuação na busca de atender essa expectativa de que o que produz possa ser reutilizado. Além disso, toda árvore para produção da celulose é uma árvore plantada, o que caracteriza a atenção para a sustentabilidade também. Então, o Termo de Compromisso reafirma o que nos propusemos a fazer desde o início da nossa história”, destacou.
No evento foi realizada ainda, pela Gerente Executiva do Observatório Sistema Fiep, Marília de Souza, a apresentação da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular. 10 exemplares impressos desta Rota, e também do livro Sinpacel: 50 Anos a Serviço da Indústria, foram sorteados entre os participantes.
João Arthur Mohr, Gerente de Assuntos Estratégicos do Sistema Fiep, parabenizou o Sinpacel pela inciativa, pois mesmo sem a necessidade compulsória do setor, o desenvolvimento das iniciativas que envolvem a logística reversa se revela um adiantamento voluntário e importante diante da questão.
Já o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, destacou que o estado tem procurado atender uma demanda do mercado mundial.
“O lixo é uma matéria-prima fora do lugar e a logística reversa é um dos grandes pilares de toda a política para acabar com os lixões. O mundo quer consumir produtos sustentáveis. Saber como é feito hoje a destinação correta dos resíduos sólidos para acabar com o descarte irregular em aterros sanitários das embalagens que contaminam o meio ambiente, é o primeiro passo para apresentar ao mundo que o Paraná está preocupado com a sustentabilidade”, completou.
Serviço:
O 4º Seminário Paranaense de Logística Reversa pode ser acompanhado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=5TTzFKA31fk. A assinatura do Termo de Compromisso entre o Governo do Estado e o Sinpacel pode ser conferida a partir dos 43 minutos e 30 segundos. A apresentação da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular encontra-se disponível a partir das 4 horas e 15 minutos.