ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Palestras do Sinpacel marcam o Dia Mundial da Reciclagem

Para marcar o Dia Mundial da Reciclagem, celebrado no dia 17 de maio, a equipe da Logística Reversa do Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (Sinpacel) realizou, em maio, diversas palestras e ações de educação ambiental. O objetivo foi promover a conscientização quanto a importância da logística reversa, reciclagem e melhor aproveitamento dos recursos naturais nas indústrias, escolas e outros ambientes.

A primeira ação realizada foi na data que marca a importância da reciclagem (17 de maio). O biólogo Vitor Rodrigo de Moraes, integrante da logística reversa do Sinpacel realizou uma palestra sobre a logística reversa para os colaboradores da empresa Brose, fabricante de produtos automotivos de propriedade familiar.

Na ocasião foi apresentado o Plano Setorial de Logística Reversa e evidenciado as ações do setor em prol da reciclagem. Participaram da atividade 45 pessoas.

No dia 20 foi a vez da Soraya Bischoff, também da equipe de Logística Reversa do Sinpacel, participar de atividade especial promovida pela Secretaria de Meio Ambiente de Quadro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela conversou com membros da Associação de Reciclagem da cidade para explicar sobre a importância da reciclagem e maneiras de otimizar os resultados do trabalho que já acontece nas associações e cooperativas.

Nos dias seguintes (21 e 22) a representante do sindicato também participou de atividades com os alunos da cidade com idade entre 08 e 64 anos (considerando a escola especial). Na pauta dos encontros estava a importância da coleta seletiva e o impacto que os resíduos descartados de forma inadequada podem gerar no meio ambiente e, consequentemente, na saúde dos seres humanos. Somados os encontros dos três dias de atividades, cerca de 600 pessoas foram atendidas pelo Sinpacel.

Estas ações foram desenvolvidas em parceria com a Trombini Embalagens, associada do Sinpacel e integrante do Plano Setorial de Logística Reversa desenvolvido pelo sindicato, que disponibilizou gratuitamente 125 coletores de resíduos divididos igualmente em cinco categorias, sendo elas: papel, metal, vidro, plástico e não recicláveis. Materiais que possibilitaram a efetividade das ações, permitindo aos alunos colocarem em prática as lições aprendidas nas palestras e encontros.

.

Leia outras publicações: