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Sinpacel concluiu Campanha Reciclagem Não Tira Férias 2024

Ao dar o encerramento da campanha “Reciclagem Não Tira Férias” de 2024, o Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (Sinpacel) entregou na última semana as recompensas para as entidades participantes. A iniciativa conta com a parceria da associada SIG Brasil e a startup So+ma e visa incentivar a reciclagem de materiais escolares, como forma de sensibilizar as pessoas a se tornarem mais conscientes e responsáveis no quesito socioambiental.

“Acreditamos que é possível construir um mundo mais justo e sustentável por meio de atitudes transformadoras. As atitudes podem provocar mudanças e impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente”, disse Rui Brandt, presidente do Sinpacel.

Assim, durante 42 dias úteis, a população em geral e comunidades escolares foram convidadas a entregar resíduos escolares não passiveis de reutilização, como cadernos, livros, agendas e apostilas, nos próprios colégios participantes ou em outros quatro pontos de coleta que foram instalados nos bairros Batel e CIC, em Curitiba, e em Campo Largo.

Como parte do incentivo à logística reversa destes materiais, os locais participantes da campanha eram pontuados a partir do volume de resíduo recolhido dentro do dentro do programa Soma Vantagem, parceiro do Sinpacel na iniciativa. Cada quilo de caderno e agenda arrecadado foi convertido em 150 pontos, enquanto livros e apostilas 200 pontos.

“O projeto foi além das nossas expectativas, a parceria com a So+ma possibilitou a participação da comunidade e não só de colégios e dessa forma foi possível sensibilizar crianças, jovens e adultos ao descarte correto de diversos tipos de resíduos, além do papel. Já nos colégios foi possível dar a oportunidade de os professores trabalharem diversos temas em suas aulas como: logística reversa, economia circular, responsabilidade dos estudantes no descarte dos resíduos de papel nos bancos escolares e outros”, destacou a engenheira ambiental Clauciane D. Lima, da equipe de Logística Reversa do Sinpacel.

Ao todo, foram arrecadados um total de 6862 kg, sendo 3336 kg arrecadados nos colégios participantes e 3526 kg distribuídos nos quatro pontos de coleta. Todo esse volume foi recebido pela empresa KWM que realizou a correta segregação e reciclagem do material, retornado à cadeia produtiva para que sejam utilizados em substituição a matéria prima virgem.

“Esse projeto está alinhado com nossos valores e princípios ESG. Conseguimos retirar resíduos pós consumo da comunidade, que poderiam ter algum destino incorreto, e transformá-los em novos produtos que foram doados para cooperativas de reciclagem, agregando um benefício social à campanha. Com isso, incentivamos iniciativas de economia circular, aumentamos a conscientização da comunidade sobre a valorização dos resíduos e geramos, em conjunto com o Sinpacel e SOMA, benefícios ambientais e sociais”, disse Leon Fernando, responsável técnico da KWM.

A receita gerada com a venda dos materiais reciclados, foram convertidas em papel higiênico e papel toalha os quais foram doados para as associações de catadores ACAMPA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Parceiros do Meio Ambiente), Reciclamais, Recicla Campo Largo e Corbélia localizadas em Curitiba e Região Metropolitana.

Os colégios e a comunidade participante puderam trocar seus pontos por produtos dentro do programa soma vantagens, incluindo papel higiênico e papel toalha. “Os colégios foram muito receptivos a nossa proposta e se envolveram incentivando os alunos e pais a participarem. Um colégio que nos chamou atenção foi o Nivaldo Braga (Colégio Público localizado no Boqueirão em Curitiba) que em três dias arrecadou 860 quilos de material. Já as instituições particulares tiveram a oportunidade de beneficiar diversas crianças e idosos com alimentos e produtos de higiene, mostrando que esse projeto vai além do ganho ambiental”, contou Clauciane.

A representante do Sinpacel conta que a entidade já estuda ajustes para reforçar a campanha para o próximo ciclo escolar. “A expectativa é retomar o projeto em novembro com alguns ajustes e novas parcerias para que se possa ter a inserção de novos colégios garantindo um atendimento personalizado aos colégios”, destacou.

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