ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sinpacel e Embrart participam de campanha de descarte de medicamentos

Fonte: Hiperfarma

O lixo não desaparece do planeta quando nos desfazemos dele. Nem o lixo, nem nada. Por isso, existe a separação e reciclagem de resíduos. Cada material tem um tempo para se decompor. Muitos deles acabam contaminando o solo e os recursos hídricos.

Foi pensando nisso que a Rede Hiperfarma decidiu colocar em prática um plano amigo do meio ambiente: Logística Reversa de Medicamentos. O mote da campanha é: “Descartar com responsabilidade é nosso dever”. Desde o dia 05 de julho, em cada farmácia da Rede Hiperfarma, tem um espaço exclusivo para a destinação de remédios vencidos ou sem uso. Essas substâncias, sob hipótese nenhuma, devem ser descartadas no lixo comum ou jogadas no vaso sanitário. Cada quilograma de medicamento descartado na rede de saneamento pode contaminar até 450 mil litros de água.

Por meio deste projeto, os estados do Paraná e Santa Catarina contarão com mais de 150 pontos de coleta. Os coletores de medicamentos vencidos foram desenvolvidos pela empresa Embrart Embalagens Inteligentes e pelo pelo Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná – Sinpacel –, que também está divulgando a importância da logística reversa para medicamentos. O descarte é exclusivo para o consumidor final.

Para explicar a importância desta ação, a Hiperfarma criou três personagens que vão atuar nas próximas peças de comunicação da rede. Resfrinaldo, Xaropito e Vitaminilda são três medicamentos que tiveram os prazos de validade vencidos e perderam seus poderes para tratar as doenças. E o pior, agora eles contaminam o meio ambiente se descartados de forma errada. As histórias dos três, com dicas e sugestões de como proceder em casos assim, serão contadas nas redes sociais da Rede Hiperfarma e materiais didáticos interativos, que serão distribuídos nas lojas e na comunidade.

Cuide de você e de sua família. Lugar de remédio vencido não é no lixo.

Leia outras publicações: