Na manhã desta quinta-feira, 25, o Sinpacel realizou o evento híbrido (presencial e on-line) de lançamento da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular.
O objetivo almejado com o desenvolvimento da Rota foi o de estabelecer uma bússola de ações focadas nas tendências, exigências e expectativas dos stakeholders e do mercado em geral.
O evento presencial foi realizado na Sala dos Conselhos do Sistema FIEP, com transmissão simultânea pelo canal do Sinpacel no YouTube. Ele contou com a participação de Rui Gerson Brandt, Presidente do SINPACEL; Carlos Valter Martins Pedro, Presidente do Sistema Fiep; Fabiana Cristina de Campos, Diretora Geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, representantes do governador Carlos Massa Ratinho Junior e do secretário Marcio Nunes da SEDEST; Marília de Souza, Gerente Executiva do Observatório Sistema Fiep; Rommel Barion, Presidente do Conselho de Administração do InPAR; Rafael Andreguetto, Diretor de Políticas Ambientais da SEDEST; Mauro Piazzeta, da Piazzeta Aparas de Papel; e Fernando Sandri, Diretor do Sinpacel.
Na abertura do evento, Rui Gerson Brandt, Presidente do SINPACEL, destacou que, há mais de uma década, o setor de celulose, papel, embalagens e artefatos de papel no estado do Paraná busca uma identidade no ambiente da logística reversa. “Esta busca está voltada justamente para o entendimento de que o setor em muito contribui com o conceito de sustentabilidade e possui um valor inquestionável em termos da visão de futuro que queremos dar para a sociedade em geral”, destacou Rui, que lembrou que, mesmo sem existir ainda uma obrigatoriedade para que o setor execute a logística reversa, muita já vem sendo realizado e há muito ainda a contribuir. “A história do setor está ligada diretamente à sustentabilidade e não poderíamos deixar de propor algo que projetasse um futuro e que, neste futuro, as ações que venham a ser realizadas tragam realmente uma contribuição para a sociedade”, complementou.
Na sequência, a Diretora Geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Fabiana Cristina de Campos, lembrou que o trabalho para o desenvolvimento da Rota Estratégica do Papel começou em 2006 e vem sendo consolidado agora, sendo de extrema importância para o Estado. “Esta é uma temática que para o governador é muito importante, por isso que as equipes da SEDEST e do IAT estão presentes para que possamos efetivamente nos inserir (…) e caminharmos todos juntos”, destacou Fabiana.
Em seguida, Carlos Valter Martins Pedro, Presidente do Sistema Fiep, salientou a importância do setor de papel e celulose para o estado do Paraná, destacando que a parceria e o desenvolvimento da Rota Estratégica do Papal são partes do trabalho que o Sistema FIEP vem fazendo na valoração e no foco nas indústrias do estado, inclusive no trabalho para dar consistência às rotas estratégicas de negócios.
Após os pronunciamentos de abertura, foi realizada a apresentação da Rota Estratégica do Papel: da Logística Reversa à Economia Circular. Marília de Souza, Gerente Executiva do Observatório Sistema Fiep, explicou que o objetivo do projeto é o de conduzir a cadeia de celulose, papel e embalagens na sua transição para a economia circular. Em seguida ela explicou a metodologia e os propósitos da estratégia. A partir daí, foi explicado o processo, culminando no roadmap que define a visão de futuro e os fatores críticos de sucesso. “A Rota é uma construção coletiva e ela traz como planejamento as responsabilidades de todos os stakeholders”, disse Marília. “Se cada um fizer a sua parte nós conseguiremos trazer esta Rota para a realidade”, finalizou.
• Para aqueles que não tiveram oportunidade de acompanhar ao vivo, a cerimônia permanece disponível no canal do Sinpacel no YouTube. Clique aqui para acessar!
• Além disso, a versão digital da Rota Estratégica do Papel também está disponível para download. Clique aqui para baixar!
Confira abaixo algumas imagens do evento:
(Fotos: Gelson Bampi)