ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sinpacel lança Selo de Logística Reversa

O Sinpacel lançou nesta sexta-feira (29) o Selo de Logística Reversa, uma certificação que poderá ser estampada no material gráfico e nos produtos das empresas associadas que fazem parte do Plano Setorial de Logística Reversa Sinpacel. A cerimônia de apresentação e entrega do reconhecimento foi realizada no Campus da Indústria da Federação das Indústrias do Paraná – FIEP e contou com a presença do presidente das entidades e de indústrias associadas ao Sindicato.

No evento, o presidente do Sinpacel, Rui Gerson Brandt, destacou que o selo é uma demanda das indústrias compromissadas com a sustentabilidade. “O certificado é uma resposta ao pleito das próprias empresas associadas aderentes ao nosso Plano Setorial de Logística Reversa, criado também a partir de uma demanda do setor produtivo que, à época, entendeu ser necessário e importante a construção de uma estratégia coletiva para promoção da logística reversa”, destacou.

O Selo Sinpacel de Logística Reversa é um reconhecimento oficial de que a empresa faz parte do Plano Setorial de Logística Reversa no estado do Paraná, um sistema favorável para a sustentabilidade. Ele sinaliza ao consumidor que determinado produto ou seu resíduo pós-consumo pode retornar à cadeia produtiva, independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

“Ao utilizar o selo em seus materiais, a empresa comunica a seus consumidores, investidores e demais stakeholders ser participante de um Plano Setorial de Logística Reversa que está em constante evolução, com contribuições e participação das indústrias e da Sedest (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável). Além disso, está comprometida com as questões sociais, ambientais e econômicas trabalhando seus processos para melhorar ainda mais as condições do setor para um desenvolvimento sustentável”, reforçou o presidente do Sinpacel.

Um reconhecimento importante para um setor produtivo do estado preocupado com os impactos ambientais de sua produção ao longo e médio prazo e que suas ações vão além das obrigações legais, uma vez que o Plano Setorial não é obrigatório no Paraná. Postura esta em prol do desenvolvimento da economia circular incentivando a reciclagem e o correto tratamento de seus produtos pós-consumo para ser retornado à cadeia produtiva, reduzindo o volume daquilo que é destinado à aterros e contribuindo para a redução do uso de recursos naturais como matéria-prima.

O presidente da FIEP, Carlos Valter Martins Pedro, lembrou que a federação é parceira do Sinpacel e das iniciativas que contribuem para a sustentabilidade das indústrias no estado. “Para nós, da Fiep, é muito especial receber este evento no Campus da Indústria, que é um espaço para ser usado pela indústria do Paraná. Qualquer iniciativa em prol da sustentabilidade, como é o caso deste selo lançado pelo Sinpacel, é fundamental para mostrar que o setor produtivo se preocupa com esse tema, que é vital não apenas para o futuro da indústria, mas para o futuro do nosso planeta”, disse.

.

ENTENDA QUAIS SÃO AS VANTAGENS DO SELO:

Além de ser um benefício exclusivo do associado ao Sinpacel integrante do Plano Setorial de Logística Reversa, o Selo oferece a possibilidade de estampar nos materiais das empresas a garantia de conformidade legal. Além disso, contribuiu para o reforço positivo da marca e da sua responsabilidade socioambiental, oportunizando novos negócios e receitas.

O que contribui também para melhoria da eficiência operacional e sustentabilidade a longo prazo uma vez que favorece a fidelização do consumidor atento e preocupado com o impacto de suas decisões de consumo. Outro ponto importante é que o Selo é um reforço do compromisso da indústria com a inovação e diferenciação da sua marca.

Leia outras publicações: