ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sinpacel oferece único Curso Técnico em Celulose e Papel em Curitiba

A partir de 2024, o Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná – Sinpacel oferece o único Curso Técnico em Celulose e Papel de Curitiba. A formação profissionalizante acontece em formato semipresencial, é certificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai e pelo Ministério da Educação – MEC e atende a crescente demanda do setor.

“Recebemos uma demanda significativa de empresas associadas ao Sinpacel que preferem liberar seus colaboradores por dois dias por mês, em vez de 15 dias consecutivos, como em outro curso existente no interior do Paraná. O que, também exige de seus funcionários a necessidade de deslocamento mais desafiador”, explica Gabrielle Abrão, responsável pelas Relações Empresariais do Sinpacel.

Com duração de 24 meses, o curso é uma soma de esforços do sindicato, que disponibiliza seu laboratório e infraestrutura necessária, com os professores do Senai que ministram as aulas. Elas são pensadas nos mesmos moldes do curso promovido pelo Senai em Telêmaco Borba, que já é absorvido pela maioria dos trabalhadores da região.

Além disso, elas atendem a necessidade de períodos mais curtos fora de suas cidades de origem, outra solicitação das empresas associadas e que têm influenciado também na participação de alunos do estado vizinho. “O formato que oferecemos o curso também vem atendendo um grande número de profissionais de Santa Catarina, o que agrega ainda mais na troca de experiências entre os nossos alunos”, explica Gabrielle.

“Moramos no Alto Vale Catarinense e não encontramos oferta semelhante de curso EAD com encontros mensais em toda a região. A distância e a flexibilidade de horários são essenciais para nós da Indústria. O Sinpacel considerou nossa necessidade e facilitou a participação no curso, além de oferecer uma excelente estrutura com laboratório, salas e profissionais qualificados”, contou Eduardo José Mantelli, Coordenador de Processo e Qualidade da Rio Verde Papeis Especiais e aluno do curso.

Outro reflexo positivo das aulas está na busca por análises e compreensão delas por parte do laboratório do Sinpacel. “Nós geralmente recebemos análises de fábricas de papel e celulose de todo o país para analisar a qualidade do que é produzido. Entretanto, após o início das aulas presenciais tenho recebido muitos alunos com as amostras de suas empresas em mãos que querem entender as análises e o que pode ser feito para melhorar os produtos”, explica Solange Nascimento, gerente do Laboratório Sinpacel.

Os alunos são funcionários de empresas associadas, buscando promoções e novas oportunidades. Muitos têm suas aulas patrocinadas pelos empregadores, que enxergam nessa capacitação uma oportunidade de fortalecer o relacionamento de longo prazo e investir no crescimento profissional, como conta Eduardo que recebe incentivo da sua empresa para se capacitar. “A Rio Verde Papeis Especiais está cobrindo todos os custos relacionados ao curso Técnico em Celulose e Papel, flexibilidade e bonificação na carga horária incentivo total para três colaboradores. Essa é uma oportunidade única de aprendizado e aplicação em nossos processos, entendo que este conhecimento será de grande valia de forma pessoal e profissional para todos nós”, disse.

As aulas preparam os profissionais para os desafios do mercado e os capacitam para uma variedade de funções, desde engenharia de processos até gestão ambiental. Ao concluí-las, os alunos estarão aptos a operar plantas industriais para a obtenção de celulose e fabricação de papel, além de atuar no controle de processos, análise de laboratório, controle de qualidade, manutenção e outras atividades relacionadas à produção de papel e celulose.

Com capacidade máxima de 20 alunos, as inscrições para o curso estão encerradas, mas é importante ressaltar que os associados do Sinpacel sempre têm valores diferenciados nas mensalidades, além de descontos para grupos de dois alunos ou mais e opções de pagamento à vista.

“Estamos preparando a oferta de novos cursos EAD para o segundo semestre deste ano e, assim que tivermos mais informações, elas serão divulgadas em primeira mão para nossos associados”, conclui Gabrielle.

.

Leia outras publicações: