O Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (Sinpacel) foi um dos expositores do Reciclação de 2024. A feira reuniu diversos empresários, entidades, representantes do setor público e sociedade civil organizada para discutir soluções sustentáveis no mercado industrial, rural e comercial.
A proposta foi trabalhar, a convite da empresa Piazetta Comércio de Aparas, a sustentabilidade do setor papeleiro por meio da logística reversa. “A ideia foi construir uma ilha de sustentabilidade e apresentar aos visitantes o que várias empresas estão fazendo em prol do meio ambiente. Temos aqui, por exemplo, empresas do ramo plástico, do papel, do óleo vegetal, do óleo mineral, também temos a questão do maquinário para a gestão adequada dos resíduos e o seu gerenciamento adequado”, explica Vitor Rodrigo de Moraes, integrante da logística reversa do Sinpacel.
A participação do sindicato focou na apresentação das ações desenvolvidas pelo setor para a sustentabilidade e educação ambiental, por meio do Plano Setorial de Logística Reversa. “A gente apresentou o elo da logística reversa, entre o aparista, os fabricantes do papel, mostramos de maneira prática as etapas do processo de reciclagem do papel. Além das atividades de comunicação e educação ambiental que fazem parte do Plano Setorial de Logística Reversa”, disse Vitor.
Além disso, o Sinpacel lançou no Reciclação 2024 uma cartilha de educação ambiental que trata da importância da correta separação e destinação dos resíduos.
Acessado de maneira eletrônica, o material de 25 páginas apresenta de maneira ilustrativa o passo a passo o descarte adequado de resíduos, quais são as cores específicas para cada tipo de resíduo. O público também pode acessar o conteúdo CLICANDO AQUI!
O Reciclação 2024 ocorreu entre os dias 25 e 27 julho, no Centro de Eventos Positivo do Parque Barigui – Curitiba/PR, e recebeu um público estimado de 6 mil pessoas que conheceram produtos e soluções sustentáveis para suas casas e empresas, assistiram palestras e workshops dedicados à sustentabilidade.
.