Na última semana, o SINPACEL realizou seis palestras de Educação Ambiental no Colégio Estadual Dom Carlos, localizado no município de Palmas/PR. O público alcançado foi de aproximadamente 175 estudantes e professores. Essa ação dá continuidade ao planejamento de 2025, que integra o Plano Setorial de Logística Reversa (2022–2026).
No mesmo período, realizamos uma visita técnica à ASCAP – Associação de Catadores de Palmas. Foi um momento importante de troca de experiências e vivências com os associados. Durante a conversa, fomos informados de que, infelizmente, o material reciclável chega misturado ao orgânico e ao rejeito, o que ocasiona uma perda significativa, podendo atingir até 50%. Esse índice está muito acima do estipulado no Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Paraná (PERS/PR). Essas informações foram utilizadas nas palestras, com o objetivo de reforçar a importância da educação ambiental.
Aproveitando o deslocamento para a região de Pato Branco, visitamos fábricas associadas ao setor de papel e celulose. A primeira visita foi à Penha, unidade localizada em Coronel Vivida e aderente ao Plano Setorial de Logística Reversa. Na ocasião, foi entregue ao gerente da planta, Laércio Fornari, o Certificado de Logística Reversa. Em seguida, visitamos a fábrica da Fapolpa/Estrela, localizada em Palmas, e, por fim, realizamos uma visita à Rebras, situada em General Carneiro.
.



