O Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel, Papelão e Artefatos de Papel e Papelão do Estado do Paraná – Sinpacel, foi o único sindicato premiado na tarde desta quarta-feira (4) na 10ª edição do Selo Clima Paraná. Esta é a primeira vez que o Sindicato concorreu ao prêmio demonstrando suas ações em prol da economia circular e logística reversa.
A certificação entregue e coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável – SEDEST reconhece organizações e entidades públicas e privadas que decidem, voluntariamente, medir e reduzir a sua pegada de carbono, além de implementar ações de ESG, que reúne as políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança, para combater as mudanças climáticas.
Dividido em categorias entre A e D, sendo “D” a pontuação mínima de 0,3 e “A” a pontuação máxima, e em modalidade de mercado interno e mercado externo, o Sinpacel foi agraciado com o troféu do Selo Clima Paraná B para mercado interno. Isto é, a organização chegou perto do nível máximo de reconhecimento e conquistou o certificado válido para todo o território nacional por um ano.
“O Selo Clima hoje é uma oportunidade para a empresa, município ou órgão público participante demonstrar a transparência com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Além disso, o prêmio garante alguns benefícios para as empresas vencedoras, incluindo diferenciação na bolsa de valores e possibilidade da geração de créditos de carbono que podem ser negociados no mercado”, acrescentou o diretor de Políticas Ambientais da SEDEST, Rafael Andreguetto.
Ele destacou ainda que as informações fornecidas pelos inscritos no Selo Clima demonstram o nível de maturidade ambiental das entidades e ajudam o Estado do Paraná a compor seus índices de sustentabilidade, como o total de emissões atmosféricas, remoção de gás carbônico e outras medidas importantes para a sustentabilidade do planeta.
Ao todo, foram agraciadas 185 organizações, sendo 167 empresas privadas, cinco órgãos públicos e, pela primeira vez, 13 municípios. O número de inscritos em 2024 é 39% maior do que no ano anterior, que contou com 132 inscritos.
Entre as empresas agraciadas, destacaram-se as associadas do Sinpacel: Klabin, Tetra Pak, CMPC, Ibema, Arauco SIG Combibloc, Grupo KWM e BO PAPER.
Para Vitor de Moraes, assessor técnico do Sinpacel, “a conquista do Selo evidencia o compromisso das empresas associadas, com os critérios de sustentabilidade, especialmente na quantificação do carbono e implementação das ações de ESG.”
Já o Presidente do Sinpacel, Rui Gerson Brandt, reconhece que “o selo é um incentivo para todo o setor industrial representado pelo sindicato que, ao ser agraciado deve despertar os demais sindicatos ligados à Fiep, para os temas ligados a redução de emissões e mitigação dos impactos ambientais. O engajamento coletivo é o caminho para transformar os setores representados e construir um futuro mais sustentável”.
Para o secretário da SEDEST, Everton Souza, esse crescimento é muito positivo em um estado que tem se destacado nacionalmente por sua sustentabilidade. “É um momento de muita alegria ver o aumento nessa participação voluntária. É algo que demonstra que o paranaense se preocupa em preservar o patrimônio natural, e quer contribuir para a melhoria das condições ambientais, garantindo assim que nós possamos viver em um espaço territorial cada vez melhor”, disse.
Criado em 2015, o Selo Clima Paraná já foi entregue para 495 organizações. Entre as ações levadas em consideração para o recebimento da certificação estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa; no eixo social, a implementação de programas de bolsa de estudos; e para o eixo de governança, implantação de programas internos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de compliance.
*Com informações da Agência Estadual de Notícias