ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Visitas Técnicas do Sinpacel impulsionam a Logística Reversa e fortalecem parcerias em prol da sustentabilidade

Com foco na promoção da Logística Reversa e no fortalecimento de parcerias entre empresas do setor de papel e celulose com a sustentabilidade, o Sindicato das Indústrias de Papel, Celulose e Pasta de Madeira para Papel Papelão e de Artefatos de Papel e Papelão no Estado do Paraná (Sinpacel) tem realizado uma série de visitas técnicas às empresas associadas e signatárias do Plano Setorial de Logística Reversa.

“Esta é uma aproximação do Sinpacel com as empresas associadas para que possamos entender melhor a realidade do em torno de cada indústria. O que envolve múltiplos atores e pode fortalecer as ações do setor ou auxiliar nos desembaraços à medida que a regulamentação se torne mais exigente. Ao mesmo tempo, ao aderirem a um Plano Setorial de Logística Reversa do Sinpacel, as empresas têm a vantagem da representatividade resultante da participação no coletivo, cuja somatório de esforços, de ações criam um ambiente favorável para as empresas associadas”, explica o presidente do sindicato, Rui Gerson Brandt.

As visitas têm caráter orientativo, promovem as atualizações das empresas do setor quanto à legislação ambiental vigente e contam com uma breve apresentação das atividades realizadas pelo Sindicato no âmbito da logística reversa. Elas foram conduzidas pelos colaboradores da equipe de Logística Reversa da entidade, Vitor Rodrigo de Moraes e Clauciane de Lima que já estiveram em nove das 28 empresas signatárias ao compromisso.

“O objetivo principal é a aproximação do Sindicato com as empresas do setor. Além disso, promover a troca de experiências que não seriam possíveis no ambiente virtual, por exemplo, o aprofundamento de conhecimentos quanto ao processo produtivo de cada indústria”, explicou Vitor.

Em cada encontro, o Sinpacel não só compartilhou conhecimentos sobre as últimas legislações e práticas de logística reversa, mas também aprendeu com as particularidades e os desafios enfrentados por cada empresa. “As visitas proporcionam uma experiência prática para a equipe da logística reversa do Sinpacel, por meio de uma visita guiada onde é apresentado todo o processo fabril. A partir delas é possível identificar o quanto as empresas do setor têm buscado melhorar a qualidade do processo fabril em especial os relacionados ao cumprimento da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, dando- se destaque ao cumprimento dos objetivos previstos art.7 em especial ao inciso II (“Não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos”)”, contou Clauciane.

Até o final do segundo semestre de 2024 todas as demais empresas que integram o Plano Setorial devem receber a visita do Sinpacel. “Recentemente elencamos um cronograma de visitas às nossas associadas, temos a intenção de visitar cada empresa, pois, precisamos realizar a entrega do certificado físico do selo de logística reversa e conhecer a região que cada empresa está associada, para avaliar possíveis projetos em conjuntos com o Sinpacel”, explicou Vitor.

Além das visitas, o Sinpacel dá continuidade as ações do Plano Setorial de Logística Reversa que tem validade até 2026. Nesse período, também serão prospectadas novas empresas do setor que possam integrar ao Plano, além da promoção da inclusão dos aparistas ao sistema do sindicato.

Confira quais empresas já receberam a visita dos representantes do Sinpacel:

  • Trombini Embalagens S/A (Curitiba): Visita realizada em 26 de outubro;
  • Trópicos Industrial e Comercial Ltda (Guarapuava): Visita realizada em 31 de outubro;
  • Iberkraft Indústria de Papel e Celulose Ltda (Guarapuava): Visita realizada em 31 de outubro;
  • Santa Maria Cia de Papel e Celulose (Guarapuava): Visita realizada em 31 de outubro;
  • Huhtamaki do Brasil Ltda (Palmeira): Visita realizada em 08 de novembro;
  • CartoSul Fabricação de Artefatos de Papelão Ltda (Campo Largo): Visita realizada em 23 de janeiro;
  • Embalagens Industriais Adesi Coating Ltda (Araucária): Visita realizada em 25 de janeiro;
  • Embrart Ind. de Embalagens e Artefatos de Papel Ltda (Curitiba): Visita realizada em 30 de janeiro;
  • Plush Gerenciamento de Resíduos Ltda (Curitiba): Visita realizada em 30 de janeiro;
  • Tera Ind. de Papéis Eireli (Bocaiúva do Sul): Visita realizada em 08 de fevereiro;
  • CMPC Iguaçu Embalagens Ltda (São José dos Pinhais): Visita realizada em 19 de fevereiro.

.

Leia outras publicações: